Então chegou a hora que os Deuses anciões criaram Banor, o guerreiro Divino. Ele foi o primeiro humanos, e por isso seus cridores lhe deram poderes que nenhum outro membro de sua raça seria capaz de se comparar, ele já tinha muitas características que claramente provou que ele era humano. E neste dia especial ele se revelou como um ideal de bravura e cavalheirismo para aqueles que se dedicavam a arte de combate corpo a corpo, ele era justo de bravo em batalha, e sua poderosa espada é lendária até os dias de hoje. A lenda diz que os deuses também planejaram criar um irmão gêmeo para Banor, e que esse irmão iria ter incríveis poderes mágicos. Porém dizem que Zathroth roubou seu protótipo e com ele fez o primeiro Demônio Overlord. Seja qual for a verdade, o fato que os humanos entraram dno mundo do Tíbia não podia mas ser contestado. e apesar de suas muitas fraquezas, eles eram uma raça brava e esperta, que se adaptavam extremamente bem para aquele mundo de caos onde foram jogados. Eles começaram a lutar contra as os morto-vivos e as varias outras criaturas que vagavam pela terra, e em breve as hordas perceberam que um novo e poderoso inimigo surgia.

Muitas Batalhas poderosas e Sangrentas foram realizadas, mas Banor, um bravo e esperto Líder, liderava seu povo de vitória a vitória. Mas mesmo assim esses triunfos geralmente era pago com muitos sacrifícios, e o numero de inimigos que os humanos haviam que enfrentar era muito Maior que eles. Os Deuses faziam tudo o que podiam para ajudar sua nova raça campeã na batalha. Uman introduziu a raça a arte da magia arcana, e muitos humanos seguiram esse caminho para se tornar um poderoso Mago. outros foram instruídos por Crunor o Lorde das Arvores e aprenderam o segredo da Vida, e se tornaram Druidas e aprenderam a curar aqueles que se machucavam durante a guerra contra os incontáveis inimigos. De todos os humanos foram eles os que aprenderam mais sobre os segredos da vida, e em fato alguns ajudavam Crunor na criação de varias criaturas que populam Tíbia hoje em dia. Mas muitas dessas criações foram Banidas da face de Tíbia durante a batalha cruel. e a Guerra continuava mais e mais.

Banor Estabeleceu uma forte fortaleza na terra e consolidou suas regras fundando sua própria dinastia. Ele se casou com Kirana, a mais nobre de todas as mulheres, e dela nasceu Elane, que eventualmente se tornou mestre tanto nas artes de luta a distancia, como na magia arcana, se tornando o primeiro dos nobres paladinos. Desse dia em diante o lider de todos os paladinos devem ser sempre ocupado por uma mulher, e esses sempre devem adotar o nome de Elane. Mais tarde Elane lutou ao lado de seu pai, porque Banor, que na verdade era um Semi-Deus, viveria por muitos séculos, mas mesmo assim não ajudou muito para inverter o rumo da guerra. Os humanos triunfavam onde quer que Banor liderava eles, mas o Mitológico campeão humano não podia estar em todos os lugares, e para aqueles exércitos humanos que tinham que batalhar sem ele, muitas vezes eram completamente exterminados pelas hordas.