Finalmente, Banor, novamente se voltou aos Deuses para pedir ajuda, e eles responderam as suas preces. Novamente Uman achou uma solução, uma solução que só era possível graças a sua mais nova e incrível descoberta: Ele descobriu que além do fim da existência há outras dimensões, planos tão distantes que até mesmo os Deuses anciões não tinham nenhum poder sobre elas. Porém Uman descobriu uma maneira de estabelecer uma conexão a estes alternativos planos de existência, e depois de muitos experimentos ele aprendeu que era possível invocar almas das criaturas dessas dimensões para este plano. Quando essas almas eram trazidas para Tíbia, podiam ser transformadas em formas humanas, formando campeões que a raça humana precisava desesperadamente. Este então foi a resposta para os problemas dos humanos, e logo foi posto em pratica. Os Deuses Criaram um numero de portões mágicos no Tíbia, esses portões logo foram chamados de Portais das Almas. Através destes portais, um constante fluxo de heróis vinham para o nosso mundo, guerreiros humanos que eram tanto inteligentes quanto bravos, e com a ajuda destes campeões as abomináveis hordas foram lentamente mas certamente forçadas a recuar. Por um bom tempo parecia que a ordem ia ser restaurada.

As coisas pareciam mais brilhantes para a raça humana agora do que em qualquer época desde sua criação. O poder da aliança entre os heróis e humanos, avançavam cada vez mais profundamente para o território inimigo, e as hordas negras pareciam estar condenadas a derrota. Mas aqueles que pensavam que as velhas raças iriam ser completamente destruídas da face do Tíbia foram um pouco apressados, porque algo inesperado aconteceu. Sofrendo muitas derrotas para os poderosos exércitos humanos, eles fizeram o que era impensável: Eles fizeram uma aliança. Dragões, orcs, morto-vivos, e todas as outras raças que lutavam uma contra a outra, de repente pararam de lutar entre si e concentraram seus ataques contra a raça humana. Então houve o momento em que houve uma grande reviravolta na guerra, que mudou o rumo da guerra para pior. Mesmo que os exércitos inimigos não tivessem a confiança necessária entre eles para formar uma aliança digna de se mencionar, o medo de serem devastados pelos humanos fez com que eles se unissem,e com isso trouxessem a raça humana a uma condição muito precária.Logo seus avanços foram parados e mais uma vez foram forçados a tomar a defensiva.

Os exércitos decidiram se retirar para suas cidades fortificadas para continuar a Guerra lá, mas novamente fizeram uma nova descoberta. Pela primeira vez na história os inimigos dos humanos não avançaram para continuar a luta. Muitas pessoas estavam confusas e não sabiam porque das hordas agiram desse jeito. Uma teoria muito falada é que as desconfiança entre eles era muito grande para combinarem suas forças numa guerra muito longa, e outros dizem que eles começaram a lutar entre si novamente, outros dizem que estavam exaustos depois de tantas guerras, enquanto alguns ainda dizem que o equilíbrio finalmente foi alcançado, uma situação na qual todos os lados sentiam que poderiam conviver. Seja qual for a razão, um período de calma mas de Essencial estabilidade finalmente foi alcançado, e dura até os dias de hoje. Pela primeira vez o mundo descansava de incontáveis mortes e problemas causados durante gerações.

Os Humanos aproveitaram bem essa oportunidade. Sobre o reinado dos Reis de Thais, que eram descendente diretos de Banor, a raça humana viveu uma época de ouro. As artes e a ciência prosperavam, e muitas outras cidades foram fundadas. Mas mesmo assim a expansão humana ainda encontra muita resistência, e os misteriosos heróis que entram nesse mundo através dos Portais das Almas, estão sempre ocupados lutando contra todos os tipos de criaturas hostis. Mas a paz ainda reinava e sobre proteção da raça humana, que finalmente assegou a si mesma como a raça dominante do Tíbia. Porém, há vários sinais de que essa era de ouro lentamente está chegando ao fim. Por causa que os antigos inimigos nunca foram completamente derrotados, e parece que estão crescendo consideravelmente. Os furiosos Orcs, mais uma vez atacam acampamentos humanos, e até mesmo efetuam ataques bem coordenados em algumas das principais cidades do continente. Os morto-vivos uma vez mais começaram a andar sobre a terra, colocando medo nos corações dos vivos. E até os dragões que estavam adormecidos há séculos, mas agora novamente saem de seus lares escondidos para ir atrás de presas. E o pior de tudo, os humanos, essa raça curiosa, começaram a ter discussões entre eles mesmos, e mais de uma vez essas tensões levavam a conflitos armados. No curso do tempo, alguns humanos até mesmo renunciaram os Reis de Thais para fundarerm seus próprios impérios e cidades.

Talvez este seja outro dos planos de Zathroth. É bem conhecidos que suas mais diabólicas criações, os Demônios, estão espreitando nas sombras, esperando seu momento. Quem sabe – Talvez Tíbia esteja a beira de outra guerra cataclistica e uma nova ameaça caia no mundo. Somente o Destino sabe o que o futuro do Tibia guarda para nós. Vamos orar para que os humanos não se destruam justamente quando mais precisamos deles.