Zathroth vigia o progresso com raiva e desgosto, se ele pudesse, ele teria obliterado a criação naquele exato momento, porem, ele sabia que não tinha poder para fazer isso, especialmente agora que Uman e Fardos estavam bem alertas quanto as intenções dele, e o vigiavam constantemente. Ele tinha que recorrer a outros meios de trazer ruína a criação. E foi por essa razão que ele observava o conceito da vida com grande interesse, porque ele viu que muito coisa podia ser feita com isso, de todos os deuses criados, havia um que prendeu sua atenção. Os instintos agressivos de Fafnar, não falharam em impressiona-lo, então um plano lhe veio a mente, ele começou a flertar com Fafnar, e não muito tempo depois, conseguiu seduzi-la. E dessa união Brog o Titã Agressivo foi concebido. Uma abominação extremamente feia com apenas um olho em sua imensa cabeça, Brog tinha adquirido um pouco da maldade de seu pai, mas nada de sua cautela, ainda forte e selvagem, e o coração furioso de sua mãe queimava selvagemente dentro dele.

Enqunto ele crescia, Brog ardia em chamas com o fogo queimando dentro dele, até que um dia, quando as chamas cresciam se tornaram insuportavel, ele invocou todos os seus poderes mágicos e liberou toda suas chamas pelo mundo, e o mar de chamas se juntou ao seu ódio e disso surgiu Garsharak, o primeiro dragão, que mais tarde se tornaria uma raça inteira de lagartos gigantes e inteligentes, uma raça que eventualmente traria terror e caos ao Tíbia. Brog observou a terrível criatura que havia criado acidentalmente, e ele se orgulhou ao ver o quão forte e violenta ela era. Por mais estupido que ele era, ele também tinha o poder de criar vida, poder que ele usou depois para criar cyclopses em sua própria imagem.

Zathroth observou os experimentos de Brog com grande interesse. Longe de considerar seu filho um grande aliado, mas alguma coisa nele admitia que ele tinha talento para isso. Desde que ele não entendia as leis da vida, ele sabia que o talento de Brog poderia ser útil. Ele chamou seu filho e disse a ele para continuar seus experimentos, falando para ele criar algo mais terrível do que cyclops. Porque mesmo que esses gigantes fossem feroses e fortes, eles não tinham o poder destrutivo que ele queria que tivessem, devido ao fato de os ciclopses amarem minerar e forjar, os cyclopses eram mais criativos do que destrutivos. Pior ainda, eles não estavam se propagando rápido o bastante para ser uma real ameaça a criação. Por essa razão, Brog criou Goblins e trolls, raças que eram mais fracas que os Cyclopses mas que se propagavam muito mais rápido, porem sua obra de arte foram os orcs, uma raça a ser temida, guerreiros com somente uma coisa em mente, expandir e conquistar. Em pouco tempo eles se espalharam sobre todo o Tíbia, e eles eram temidos por tudo o que era vivo.